A Federação de Futebol do Piauí divulgou neste sábado (13) o regulamento da Série A do Campeonato Piauiense de Futebol 2022. A competição está marcada para começar no dia 15 de janeiro e terá a participação 4 de Julho, Altos, Corisabbá, Flamengo, Fluminense, Oeirense, Parnahyba e River. O campeão será conhecido no dia 3 de abril, data do jogo de volta das finais.
As regras do principal campeonato promovido pela FFP foram definidas em arbitral. De acordo com o regulamento, o campeonato será disputado em três fases distintas. Na fase classificatória, os clubes jogarão entre si, em rodadas em jogos de ida e volta, classificando-se para a fase seguinte os 04 clubes de melhor índice técnico em toda a competição. A Fase Semifinal será realizada em jogos de ida e volta, sendo o segundo jogo com o mando de campo do clube de melhor índice técnico da Fase Classificatória. Se, ao final da segunda partida, houver empate entre as duas agremiações, em número de pontos ganhos e em saldo de gols, avança para as finais o clube de melhor índice técnico na fase classificatória. A decisão do Piauiense 2022 será realizada em dois jogos, sendo o segundo jogo, com o mando de campo da equipe de melhor índice técnico, em toda a competição, somando-se as duas fases anteriores. Em caso de empate, será declarada campeã a equipe de melhor campanha em toda a Competição.
O campeão piauiense de 2022 ganhará uma das vagas da Copa do Brasil 2023, uma vaga para a Copa do Nordeste 2023 e uma vaga para a Série D 2023. Ao vice-campeão piauiense de 2022 será ofertada a segunda vaga para participação na Copa do Brasil 2023 e a segunda vaga para a Série D 2023. As duas últimas equipes classificadas no Campeonato Piauiense de 2022, serão rebaixadas para a 2ª Divisão de 2023, havendo o acesso de dois clubes primeiros colocados da Segunda Divisão de 2022 para a Primeira Divisão de 2023.
O regulamento prevê ainda que cada clube poderá inscrever um total de 50 atletas, sendo vetada quaisquer substituições dos mesmos. Somente terão condição de jogo aqueles cujo os nomes constem no BID da CBF.
Os jogos do estadual serão realizados nas cidades de Teresina, Piripiri, Parnaíba, Floriano e Oeiras. O Altos optou por mandar os seus jogos no Estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina. Com isso, quatro clubes terão mando de campo na capital.
A expectativa é de que a competição ocorra com a presença público. Para isso, a FFP alertou os clubes quanto a necessidade de atualização dos laudos técnicos das praças esportivas. A comissão de vistoria dos estádios irá visitar os locais previstos para receber os jogos do estadual tanto no interior, quanto em Teresina. Dentre os documentos exigidos estão o laudo de segurança, o laudo de engenharia, além dos laudos da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros.
Publicado em 13/11/2021 - 02h59
©2024 Federação de Futebol do Piauí - CNPJ 06.531.347/0001-47 - Av. José dos Santos e Silva, 1100 - Centro
Telefone: (86) 3304-2392 - E-mail: secretaria@ffp-pi.com.br - pi.registro@ffp-pi.com.br