FFP

19 de julho - Dia Nacional do Futebol

Hoje é comemorado o Dia Nacional do Futebol. A data de 19 de julho foi escolhida no ano de 1976 pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), hoje Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e homenageia o mais antigo clube em atividade do Brasil, o Sport Club Rio Grande, que foi fundado em 1900.

O esporte mais querido do Brasil chegou ao país por meio de Charles Miller em 1849. Ele estudou na Inglaterra, conheceu e aprendeu a dominar as técnicas do jogo e quando voltou para cá, trouxe uma bola, uma bomba para enchê-la e alguns uniformes. Não demorou muito e o futebol se tornou uma paixão nacional.

O Sport Club Rio Grande leva o título de clube mais antigo por apenas 23 dias de diferença da Associação Atlética Ponte Preta de Campinas, que foi fundada em 11 de agosto de 1900. O Flamengo (1895), o Vasco (1898) e o Vitória-BA (1899) antecedem o Rio Grande, mas considera-se o Rio Grande porque os outros clubes foram fundados inicialmente para a prática de outros esportes.

No Piauí, o clube de futebol mais antigo do estado é o Parnahyba Sport Club. O time azulino iniciou sua história em 1º de maio de 1913. Buscando revelar novos talentos no esporte, a FFP investe na realização de competições de base, como o Piauiense Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17 – paralisadas desde o ano passado em decorrência da pandemia – além do Sub-20, que está sendo realizado com a participação de seis equipes.

Patrocinadores

IT TNET - A sua internet
Colchão Onix
Piauí Governo do Estado