Futebol do Piauí

PARNAÍBA É SEDE DO I ENCONTRO PIAUIENSE DE PSICOLOGIA DO ESPORTE

Fonte: Diana Márcia de Carvalho Melo CRP- 21/00575

A cidade de Parnaíba sediou em 16/09/2017 o I Encontro Piauiense de Psicologia do Esporte o evento ocorreu na Universidade Federal do Piauí- Campus Ministro Reis Velloso.

 

O eventoteve como objetivo discutir e difundir a psicologia do esporte no Piauí e na Região Nordeste, como também, fomentar atividades e ideias dentro da Psicologia do esporte no Piauí e nas Instituições no tocante a parte científica e metodológica de ensino nas grades curriculares. O mesmo foi considerado um Pré - congresso da ABRAPESP (Associação Brasileira de Psicologia do Esporte).

 

A cerimônia de abertura contou com a presença do Magnífico Reitor Prof. Dr. José de Arimatéia Lopes, da Vice-reitora Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, do Diretor do Campus Ministro Reis Velloso Prof. Dr. Alex Marinho, da Vice-diretora Profa. Dra. Ivanilza Moreira e da coordenadora do evento Profa. Dra. Lívia Gomes Viana Meireles.

 

Representando a Psicologia do Esporte na região Nordeste CRP 11, 21 e 22 os palestrantes: Maria Emília Miranda Álvares(CRP-MA), Tássia Oliveira Ramos (CRP-CE), Rodrigo Almeida Damasceno (CRP-PI).

 

Para falar sobre a Psicologia do Esporte e futebol: experiência com a arbitragem contamos com a participação das psicólogas Tássia Oliveira Ramos(UFC/CRP-CE) e Diana Márcia de  Carvalho Melo (Federação de Futebol do Piauí- FFP-PI). Tivemos, também, apresentações de experiências e desafios na área da Psicologia do Esporte em especial Rugbi, futebol, jiu jitsu.

 

O psicólogo Rodrigo Damasceno(CRP-PI) e o estudante de Psicologia Antônio Cesar Soromenho relataram suas experiências de estágio em Teresina com a prática do Jiu Jitsu no desenvolvimento motor de crianças atípicas.

 

Os discentes do curso de Psicologia da UFPI Ruth de Sousa e Silva e Sabryna Gonçalves, Jeilson Barroso e Thainara Farias relataram suas experiências de estágio básico com atletas de Rugbi feminino e futebol respectivamente.

 

A Profa. Dra. Cristianne Almeida Carvalho (UFMA) e a Psicóloga da Confederação Brasileira de Judô Dra. Luciana Castelo Branco realizaram um belíssimo trabalho abordando a Psicologia do Esporte e o Alto Rendimento.

 

Para fazer o fechamento do evento a Profa. Dra. Lívia Gomes Viana Meireles e o Psicólogo Rodrigo Almeida Damasceno (CRP-PI), trabalharam a temática “Desafios e Perspectivas Futuras para a Área de Psicologia do Esporte no Piauí”.

 

O evento contou com duas belíssimas apresentações culturais: Arte lata do PPSJ e Roda de Capoeira com o Grupo de Capoeira Muzenza.

 

Os coordenadores do evento foram Prof. Dra. Lívia Viana (UFPI) e o Psicólogo Rodrigo Damasceno (CRP-PI). Vale lembrar que o mesmo faz parte do Grupo de Trabalho (GT)  de Psicologia do Esporte do CRP 21.

 

O encontro nos oportunizou contatar com pesquisadores e estudiosos da área possibilitando-nos a verificação de resultados, além de divulgar os trabalhos ali apresentados.