Futebol do Piauí

ABRIL VERDE: FFP E CLUBES APOIAM CAMPANHA DO MPT

Fonte: FFP

O mês de abril é marcado em todo território nacional pela Campanha Abril Verde, em memória das vítimas de acidentes de trabalho. A iniciativa é realizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), juntamente com entidades parceiras, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de medidas preventivas como a melhor maneira de evitar doenças e promover a segurança no ambiente de trabalho. 

 

Uma das entidades que está engajada nesta campanha é a Federação de Futebol do Piauí (FFP) junto com seus afiliados. Desde o início de abril, nos jogos da Série A do Campeonato Piauiense de Futebol, os sete clubes que disputam a competição têm entrado em campo com faixas alusivas à Campanha Abril Verde e, ainda com faixas que fazem referência à Campanha Nacional de Combate ao Trabalho Infantil – que tem o dia 12 de junho como o “Dia D”.

 

Além das faixas, nos jogos realizados pela Federação nos dias 29 e 30 de abril será respeitado “um minuto de silêncio” em homenagem às vítimas de acidentes de trabalho. A medida visa atender a um pedido do MPT em parceria com a CBF e deverá ocorrer em todos os jogos de futebol disputados em território nacional.

 

- O futebol é uma paixão nacional, que atrai a atenção de milhões de pessoas não só no Brasil, mas também no mundo. Nós da Federação de Futebol do Piauí e dos clubes sempre apoiamos iniciativas como esta do MPT e de outras entidades. Então, nada mais justo que levar esse tipo de situação para conscientizar ainda mais os torcedores. Por isso adotamos a medida desde o início do mês em nosso campeonato – disse o presidente da FFP, Cesarino Oliveira.

 

CAMPANHA ABRIL VERDE

 

O Abril Verde é um movimento de iniciativa popular com participação espontânea que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais. O Movimento luta para marcar o mês de abril com a cor da segurança no calendário nacional.

 

A escolha do mês de abril ocorreu devido ao dia 28 de abril ser Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. Nesta data, no ano de 1969, ocorreu uma explosão na mina da cidade de Farmington, estado da Virgínia, nos Estados Unidos, matando 78 trabalhadores.

 

No Brasil, a Lei nº 11.121, que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, foi promulgada em maio de 2005. A ação faz parte das atividades da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho (Codemat).

 

#ChegaDeTrabalhoInfantil

 

O dia 12 de junho é consagrado como o Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. Para chamar atenção para o tema, o MPT lançou a campanha nacional #ChegaDeTrabalhoInfantil, como uma das iniciativas para levar a público a meta de erradicação do trabalho infantil e que conta com o apoio de personalidades da música e dos esportes.

 

No Brasil, 2,6 milhões de crianças e adolescentes estão trabalhando, a grande maioria na informalidade e boa parte em atividades de risco, que já mataram 187 delas de 2007 a 2015, quase duas mortes a cada mês.